quinta-feira, 12 de maio de 2011

Btt Serra das Mesas





Dia 15 de Maio irá realizar-se na Serra das Mesas um BTT. O percurso terá uma extensão de 23km e passará na nascente do Rio Côa. Participe e passe uma mãnha de diversão com a sua família, ao mesmo tempo que fica a conhecer melhor a serra das mesas e as paisagens naturais desta região.

terça-feira, 10 de maio de 2011

Alfaiates

Alfaiates foi concelho de instituição medieval, no século XII, sendo extinto em 1836. Vários testemunhos de estruturas militares medievais e modernas demonstram a importância estratégica deste local na defesa avançada do território nacional. De destacar o convento de Sacaparte, um monumento classificado. O castelo medieval terá origem leonesa e manteve a sua importância na defesa das fronteiras até finais do século XVIII.





Vilar Maior

Vilar Maior foi sede do concelho até 1885. A actual povoação foi fundada no século XII, poa mão de Afonso IX, que lhe concedeu a primeira carta de povoamento, num período em que as terras de Riba-Côa dependiam do reino leonês. O castelo é composto por uma torre de menagem, com as armas de Portugal na face principal, "indício talvez de uma obra dionisia.