sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Visite Sortelha em 3 minutos

Sortelha é uma pequena aldeia do concelho do Sabugal.
Sortelha é uma aldeia pequena mas com uma grande beleza. Há quem diga que é uma das mais bonitas aldeias de Portugal, escondida e protegida pelas imponentes muralhas do seu Castelo.
Venha conhecer !






Castelo de Sortelha

Erguido sobre um maciço granítico em posição dominante sobre o vale de Riba-Côa, área de passagem entre a Meseta Ibérica e a depressão da Cova da Beira, integra-se o conjunto desta que é considerada uma das melhor conservadas Aldeias Históricas da Beira Interior.
O castelo medieval terá sido construído em 1228, já com D. Sancho II, que também concedeu foral à vila, as muralhas de protecção da povoação, terão sido erguidas no reinado de D. Dinis e mais tarde melhoradas por D. Fernando.
Ao longo dos séculos este castelo, muito pela sua colocação estratégica perto da fronteira, sofreu com as lutas com Castela e não escapou também às invasões francesas.
Classificado como Monumento Nacional, já teve obras de conservação e restauro. Mantendo a traça gótica e manuelina, este castelo é como uma sentinela sentada nos rochedos, vigiando a paisagem, para lá das muralhas que protegem a povoação.

2 comentários:

  1. Uma forma muito original de apresentar esta aldeia histórica!! Gostei.

    ResponderEliminar
  2. achei muito interessante a forma como dão a conhecer esta aldeia, património cultural, a todos os que visitarem este blog...continuem, estão a fazer um excelente trabalho...

    a.r.

    ResponderEliminar